4: Beyoncé mais talentosa, qualificada, focada e vulnerável do que nunca!

Desde de sempre, sabemos que Beyoncé constantemente é o nome em evidência entre muitos, porém, como a própria já afirmou, seu novo disco, o “4”, se trata de uma evolução em evidência. A evolução existe e vai além de notas vocais alcançadas por Beyoncé.

4

Se você já escutou milhares de artistas afirmarem que fariam um trabalho para revolucionar o mundo inteiro, saibam que eles são ‘cachorros que latem mas não mordem’, pois bom mesmo são os artistas que sabem que a evolução e a revolução acontecem primeiramente com ela. Foi o que Beyoncé, a artista do milênio, fez: um álbum verdadeiramente sincero, cheio de atitude, qualidade e emoção, o que ocasionou uma “evolução” interior que tanto se falam. Logo após isso, o disco maravilhoso que será lançado em 28 de Junho, tem tudo para vender muito mais do que apenas 5 milhões de cópias em seu 1° mês.

A começar por um equívoco fatal: que tal organizar melhor os vocais? Beyoncé decidiu finalizar as canções com o mínimo de efeitos nos vocais possíveis, alegando que ‘depois do álbum ao vivo, ela soube que o vocal mais limpo e natural é melhor’. E de fato é, mas não é mais comerciável. As faixas “1+1”, “I Care”, “I Miss You” e “Best Thing I Never Had” tem muito desse vocal ‘ao vivo’, o que tira um pouco da genialidade da canção, mas aumenta a adrenalina, sem dúvidas.

Porém, já “Love On Top” e “Party” sofrem de outro problema vocal: coros demais. O coral usado nas canções mais agitadas da música soa como uma decepção, pois não é necessário dezenas de vozes para fazer a canção crescer. Por aí, vemos que a qualidade está 100%, mas isso talvez possa não agradar a massa, público-alvo de Beyoncé. Ainda assim, é mais agradável dançar no quarto trancado que numa boate de funk, como estávamos acostumados.

“4” se trata de um disco mais “sofisticado” limitado, pois não agradou, não está agradando e não agradará aos populares, mas em contra partida conquistará muitos elogios de fãs e críticos que realmente sabem avaliar a boa canção vinda de um artista maduro. Mas excluindo essas pequenas caracteristicas vocais, “4” tem cartas na manga que nenhuma outra cantora pop atual tem!.

As baladas tem todo um toque especial de diva, e a vulnerabilidade está presente em quase todas. “1+1” é uma balada surpreendente que a princípio causa arrepios. Ela tem uma fórmula incrivelmente inovadora e abre o disco com sabedoria. “I Care”, “I Miss You” e “Best Thing I Never Had” concebem o momento mais comovente e pulsante do disco, trazendo uma inspiração inexplicável que inclusive faz parte da sonoridade completamente inovadora de Beyoncé.

Mas um momento tão forte e inspirador, não poderia perder a continuação. Para isso “Party” é a faixa seguinte com diversas parcerias que fizeram toda a diferença. Kanye West abre a canção trazendo uma diversão que lembra festas modernas com pessoas de grande status, sensação bastante distante dos hits festeiros de Ke$ha.

“Rather Die Young” é uma canção clássica bastante interessante, pois lembra, de longe, o estilo de Mariah Carey em 1998. “Love On Top” é a melhor canção do disco, moderando vocais, batidas, qualidade, energia e talento por parte de Beyoncé. Entretanto não há críticas para nenhumas outras músicas. “End Of Time”, “I Was Here” e “Countdown” se tratam de singles em potencial que pré-introduzem “Run The World”, o primeiro single do álbum que se torna único e especial pela mistura de gêneros musicais e batidas explosivas.

“4” definitivamente não é o álbum mais completo de Beyoncé, mas em uma época onde tudo é tão auto-motivo, pretensioso e vulgar, uma ousada evolução interna não faz mal á nenhum chart.

TRACKLIST

01 – 1+1 (Produced by Beyoncé,The-Dream)
02 – I Care (Produced by Jeff Bhasker)
03 – I Miss You (Produced by Beyoncé, Shea Taylor)
04 – Best Thing I Never Had (Produced by )
05 – Party (Ft. Andre 3000 & Kanye West) (Produced by Kanye West)
06 – Rather Die Young (Produced by Luke Steele)
07 – Start Over (Produced by Beyoncé, Shea Taylor )
08 – Love On Top (Produced by Shea Taylor)
09 – Countdown (Produced by Wayna Morris, The-Dream, Shea Taylor)
10 – End Of Time (Produced by DJ Switch, The-Dream)
11 – I Was Here (Produced by Ryan Tedder)
12 – Run The World (Girls) (Produced by The-Dream, DJ Switch, Diplo)

Anúncios

Publicado em 23/06/2011, em Álbuns, Beyonce. Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. Adorei a análise, apesar de não concordar com a nota 94, porque pra mim é 100 rsrs.
    Fã é meio suspeita ! Sem dúvidas, a Beyoncé evoluiu muito nesse novo álbum, principalmente nos videoclipes.

  2. O 4 é, claro, muito mais sofisticado que muitos outros da atualidade, e o que diferencia a Beyonce de hoje com a de ontem é o fato dela ter amadurecido e ter saido da massa! Adorei as baladas e as músicas agitadas… um novo começo para a música R&B

  3. Mandar indiretas pra BTW da Lady Gaga não vai melhorar as vendas do cd da Bey,ate porque cada uma tem seu estilo não precisa comparar ok.
    Agora vender mais de 5 milhões de copias em um mês duvidoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  4. Crítica sensata. Parabéns. 4 é maduro e evoluído. Realmente, os vocais crus foram o que mais chamaram a atenção. 1+1 é tão nua… eu adoro os vocais dela nesta música. Pra que edição quando se tem emoção? E o que são aquelas guitarras intercaladas com os vocais da Bey em I Care? Arrepios. Torço muito pra esta era dela ser tão bem sucedida quanto a Sasha Fierce.

    • Wagner BeeFan

      Concordo com tudo que disse sobre o “4” I Care realmente da arrepios! Já 1+1 vc falou de emoção adorei a perform de 1+1 na final do American Idol, eu até passei o áudio desse vídeo para Mp3. Então concorda que ao vivo é bem melhor né? O que não é novidade quando se trata de Queen Bee. Ao viovo não tém pra ningem, Bey canta, dança e interpreta dando tudo de sí, isso tudo sem desafinar ou ficar ofegante. Nova Era 4!!!

    • Wagner BeeFan

      Queen Bee it’s Perfect. Apenas com vocais e piano. Arraza

  5. Parabéns, crítica perfeita!

    • Parabéns, crítica perfeita! É tudo o que eu senti quando ouvi as músicas e não conseguia expressar! Estou viciado neste álbum!!!!! Já tenho todas as músicas no meu Ipod, mas como não sou bobo, já comprei o álbum que está pré venda em todos os sites!
      Aliás deixo aqui minha sugestão: Vcs poderiam ouvir as faixas bônus do cd deluxe que são: Lay Up Under Me; Schoolin’ Life e Dance For You.

      • Você está sugerindo que façamos uma análise ás faixas bônus? Bom, infelizmente nesse álbum não poderemos fazer isso, mas nos próximos, faremos! 😀

      • Wagner BeeFan

        Eu concordo com você 4 deluxe é D+ e do cd bônus adoro Schoolin’ Life, com estilo anos 80 e também Lay Up Under Me que volta aos tempos da ‘Disco’. É muito bom ouvir um estilo de música antigo reviver na voz de uma cantora atual, pricipalmente quando essa cantora é a nossa querida Queen Bee.

  6. 01 – 1+1 (Produced by Beyoncé,The-Dream)
    02 – I Care (Produced by Jeff Bhasker)
    03 – I Miss You (Produced by Beyoncé, Shea Taylor)
    04 – Best Thing I Never Had (Produced by )
    05 – Party (Ft. Andre 3000 & Kanye West) (Produced by Kanye West)
    06 – Rather Die Young (Produced by Luke Steele)
    08 – Love On Top (Produced by Shea Taylor)
    09 – Countdown (Produced by Wayna Morris, The-Dream, Shea Taylor)
    10 – End Of Time (Produced by DJ Switch, The-Dream)
    11 – I Was Here (Produced by Ryan Tedder)
    12 – Run The World (Girls) (Produced by The-Dream, DJ Switch, Diplo)

    amo todas essas ..
    Adorei a análise.
    è a verdade.
    e como fã, fico feliz que um site brasileiro tenha aclamado tanto esse disco.
    as pessoas saberam gostar dele em breve, bom, creio eu ne

  7. Gostei do análise do álbum
    Mesmo não gostando dessa fase da Bey, me fez ver de um outro ângulo o álbum!
    Parabéns!

  1. Pingback: Retrospectiva 2011 « Fewoffs NOW 2

  2. Pingback: Beyoncé libera teaser de “Best Thing I Never Had” « Fewoffs NOW 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: