ESPECIAL: Os 15 melhores clipes de 2011

2011 foi um ano rico de trabalhos femininos e épicos no mundo POP. Os ritmos nunca foram tão misturados e diante de singles majestosos, grandes videoclipes foram lançados para enriquecer ainda mais o cenário musical.

Uma música pode ser mediana, fraca ou inútil, mas com um clipe que cativa e prende a atenção do público, é quase impossível o fracasso total. Selecionamos, sobre os principais critérios: contexto, produção, fotografia, atuações e qualidade – os 15 clipes que agora fazem parte da história do mundo POP.

#1 YOU AND I / Lady GaGa
Dirigido por Laurieann Gibson, o clipe de “You And I” é mais que uma simples narração de um romance, e sim, mais um dos encontros épicos de Lady GaGa com sua cultura estravagante. Virar personagem em um vídeo não é novidade para GaGa, mas fazer brotar da imaginação um Jo Colderone como alter-ego é algo além da criatividade, e por esse e outros diversos motivos, esse clipe é o melhor dirigido, filmado e divulgado para o público em 2011.

#2BORN TO DIE / Lana Del Rey
A novata Lana Del Rey, no melhor estilo Adele de se vender, estreou seu segundo videoclipe no canal YouTube e o sucesso foi inevitável. “Born To Die” ganhou um vídeo sexy, malicioso, marcante, dramático e melancólico assim como a música é. A união entre as imagens perturbadoras e o som leve (igualmente comovente), abriu espaço para um novo conceito de vídeos de amor. Veja e comprove.

#3LAST FRIDAY NIGHT (T.G.I.F.) / Katy Perry
As atuações de Katy Perry em videoclipes se acentuaram mais com o lançamento do álbum “Teenage Dream” e depois de vários papéis originais, eis que o mais clichê de todos foi bem aceito pelo público. Vestida de NERD, em “Last Friday Night”, Katy surpreendeu e animou todos que assistiram ao clipe. Com a direção de Marc Klasfeld, que homenageou os filmes da década de 80 com figurinos e temas,”Last Friday Night” ainda conta com a participação do fenômeno americano Rebecca Black.

04MAN DOWN / Rihanna
“Polêmica” foi a palavra-chave para a divulgação do single “Man Down”! A canção que já era ousada, ganhou um clipe ainda mais provocativo e inovador. Talvez, pela produção de ponta, atuações dramáticas e realistas e um cenário natural, “Man Down” virou uma peça rara, não só na carreira de Rihanna, mas também para o cenário POP que fez de Rihanna, uma grande diva do time de Madonna, Britney e Christina, definitivamente.

05THIS IS WHAT ROCK ‘N ROLL LOOKS LIKE / Porcelain Black
A aposta americana para o verão de 2011 foi Porcelain Black, que surgiu originalmente com um rock eletrônico e um vídeo poderoso com participação de Lil’ Wayne. Na medida certa de uma rockstar insana, Porcelain contou a história de sua infância no vídeo de “This Is What Rock ‘N Roll Looks Like”. Os efeitos são mínimos, mas a atitude e sensualidade transforma o vídeo em uma divertida opção de longa cômico.

06E.T. / Katy Perry
“E.T.” é um vídeo simbólico bastante intrigante, aparentemente modesto. A canção e o vídeo passam mensagens subliminares claras sobre o sucesso negro envolvendo a artista, Katy Perry. O enredo de “E.T” está além das ondas cósmicas, é algo ousado e revelador sobre pactos com as forças do mal, que está claro, para quem consegue notar essa maldade. O fim desse vídeo misterioso, Katy se transforma em algo semelhante a um demônio, e acredite, isso não é somente uma semelhança.

07TILL THE WORLD ENDS / Britney Spears
Como uma boa mãe de família, Britney Spears finalmente aprendeu à ser sensual sem ser totalmente vulgar. Prova disso é seu videoclipe do single “Till The World Ends”. Mais ousada que em “Womanizer”, mais sexy que em “Me Against The Music”, mais suja que em “I’m A Slave 4 U”, melhor produzida que em “Toxic” e finalmente, mais fatal do que nunca! Este sim foi o grande retorno de Britney Spears.

08RUN THE WORLD (GIRLS) / Beyoncé
Considerado por alguns produtores como um dois maiores êxitos de Beyoncé, o vídeo de “Run The World (Girls)” trás a morena em um retorno explosivo. O vídeo, filmado em um campo deserto, foi filmado por Francis Lawrence e mostra Beyoncé montada em um cavalo primeiramente, depois vestindo vestidos escandalosos e por fim, difundindo uma coreografia africana misturada com hip-hop.

09ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS YOU / Justin Bieber feat. Mariah Carey
No clima perfeito de natal, Mariah Carey fez seu regresso glamourosamente no vídeo de “All I Want For Christmas Is You”, em um remake com Justin Bieber. O vídeo serviu mais de exposição para Mariah Carey que para o próprio Justin, que lançava a canção como single oficial. No vídeo, Mariah aparece como uma manequim de shopping e Justin e cia, aparecem juntos fazendo compras.

10JUDAS / Lady GaGa
Enriquecido pelos figurinos de alta costura, pela maquiagem perfeccionista, pela coreografia exuberante, o romance cristão de GaGa virou polêmica pelo enredo provocante e original no mundo inteiro, acarretando o fracasso comercial da música. O vídeo de “Judas” é épico, provavelmente à ser lembrado posteriormente no mundo musical como a primeira produção de Lady GaGa como produtora (juntamente com Laurieann Gibson).

11S&M / Rihanna
Oscilando entre o irreverente e sensual, mais uma vez Rihanna deu uma aula de sensualidade para as cantoras que gostariam de ser sexys. Chicotes e algemas foram usados de forma provocante e inesperada e “S&M” virou hino da luxúria pelas diversas formas de sadomasoquismo e poder implícitas no vídeo. Rihanna é modelo de beleza negra e isso se transformou em uma arma da morena para seduzir o telespectador. Sem dúvidas, um dos clipes mais fatais lançados por uma artista pop.

12ON THE FLOOR / Jennifer Lopez
Extraída da lambada “Chorando Se Foi”, o refrão de “On The Floor” é poderoso para baladas, e pensando nessa proposta, Frank Gatson desenvolveu uma coreografia eletrizante para Jennifer Lopez. No vídeo musical, Jennifer fez o perfeito papel de uma dançarina noturna e o resultado desse talento para dança foi o grande retorno da fênix; “On The Floor” se tornou o vídeo mais visto do YouTube em 2011.

13NEXT 2 YOU / Chris Brown feat. Justin Bieber
Chris Brown aproveitou da febre “Justin Bieber” e logo convidou o moço para participar de uma canção. A participação resultou em “Next 2 You”, que recebeu um videoclipe baseado no fim do mundo, assim como Nicki Minaj, Rihanna e Britney Spears. A ídeia dos rapazes, entretanto, soou mais comercial e agradável, se tornando um sucesso no YouTube, principal canal de execução de vídeos da internet.

14WET / Nicole Scherzinger
Nicole Scherzinger não é a cantora mais popular, mas, como recompensa, seu desempenho é o mais completo que existe! Prova de seu total talento é o vídeo de “Wet”, onde Nicole dança perfeitamente acompanhada de uma coreografia estrategicamente sexy e original. Os efeitos são sensacionais e o cenário ideal e tudo isso aliado à beleza física de Nicole, sem dúvidas o vídeo mais sexy do ano.

15FUCKING PERFECT / P!NK
O vídeo de “Fucking Perfect” centra-se principalmente sobre a vida de uma mulher que superou várias lutas para se tornar uma artista de sucesso. O papel principal foi interpretado por Tina Majorino, que se mostrou incrivelmente talentosa. O videoclipe foi dirigido por Dave Meyers, que fez uma mixagem de imagens com P!nk e a atriz durante os 03:59 de videoclipe.

  1. Lana Del Vale

    ótimo.
    adorei a coerencia e o talento para escrituras

  2. Achei super justa e coerente a lista! Só uma coisa que sinto falta: aqueles enquetes!

  3. Cade Criminal?Gente sério é um clipe perfeito!super bem produzido,agora não sou nenhuma hatears do Justin Bieber mas este clipe com a Mariah?adimiro o trabalho dos dois mas não merecia estar na lista!

  4. como assim? cadê skyscraper – demi lovato, é um dos melhores clipes de 2011 além de ser um dos mais marcantes… tudo bem, confesso que não pode ser considerado o melhor, já que a Mother Monster merece #FATO, porem eu senti falta sim do meu pequeno arranha-céu nessa lista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: