ESPECIAL: Os 50 desperdícios do pop

É comum os artistas lançarem discos em intervalos curtos de tempo entre cada um, e com esse fluxo de novidades, muito material bom fica para trás e deixa de ser trabalhado. É o que acontece com algumas faixas que são lançadas com o álbum, mas não passam disso! A maioria dos discos atualmente tem quantidade de singles limitada, respeitando as condições de lançamento como o sucesso decorrente do disco, o mercado consumidor e a mídia.

Artistas populares são assim, mudam de estratégia a todo momento: trocam de gênero, opções de singles – E nessa procura por um hit, muito material é desperdiçado. Pensando nesse conceito de ‘qualidade descartada’, elaboramos uma lista com algumas das melhores faixas desperdiçadas por seus intérpretes. Pelo potencial e qualidade das produções, com mais empenho e insistência essas musicas poderiam ter sido o hit que procuravam!

pop

i didnt know my own s#1I DIDN’T KNOW MY OWN STRENGTH / Whitney Houston
Inicialmente programada para primeiro single do álbum “I Look To You”, a faixa acabou sendo descartada para dar espaço para o lançamento de “Million Dolar Bill” e “I Look To You”. Ignorada pela gravadora, a faixa é uma balada melodramática com uma comovente lição de moral que unido ao vocal poderoso de Whtiney, se torna o ponto alto do disco! Uma pena, um grande hit na carreira, até então ativa, da rainha Whitney Houston.

i was here#2 I WAS HERE / Beyoncé
Música tema da Copa do Mundo de Futebol Feminino, “I Was Here” é uma obra de Beyoncé usada também em homenagem à vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001. Infelizmente a faixa nunca foi single, embora soasse perfeita pela combinação de sua profunda mensagem sobre existência e voz de Beyoncé. Especialmente pela qualidade da produção, “I Was Here” faz parecer injustiça não estar entre os 6 singles extraídos do álbum “4”!

scheibe#3SCHEIBE / Lady Gaga
Preferida do público, “Scheibe” sempre foi esperada para lançamento como single do disco “Born This Way”. Porém, a divulgação do álbum chegou ao fim em 2012 e Lady Gaga de fato nunca trabalhou a música. “Scheibe” – produzida pelo chefão RedOne – com trechos em alemão, refrão chiclete e inspirada no euro-disco, mantém Lady Gaga autêntica até o final dos 03:45 segundos! Inclusive, teve um bom desempenho nos charts da Billboard, alcançando #4 na parada Hot Dance.

firebomb04FIREBOMB / Rihanna
Derivada do rock, “Firebomb” é uma balada elitizada de Rihanna, mesclando vulnerabilidade – nitidamente presente nos vocais, e agressividade – referente aos tons de guitarra. A música nunca chegou a ser lançada e nem sequer entrou na setlist de alguma turnê. “Firebomb” poderia ter sido o marco do álbum “Rated R”, que mesmo sendo o mais sério e dramático de Rihanna, chegou ao final da divulgação com cara de “Rude Boy”.

club banger nation05CLUB BANGER NATION / Nicole Scherzinger
Nicole Scherzinger deixou muito material sensacional para trás ao encerrar a divulgação do álbum “Killer Love”; entre eles, o potencial single “Club Banger Nation”. A faixa foi produzida por RedOne, que caprichou no batidão noturno, tendência nos clubes em 2011. Porém, com todos os prós e elogios, “Club Banger Nation” nunca recebeu a oportunidade de emplacar de vez o nome de Nicole no mundo.

KerliZeroGravitySingleCoverWWT06ZERO GRAVITY / Kerli
Apenas usada como countdown do álbum “Lucky Ones”, o potencial hit “Zero Gravity” nem sequer entrou na tracklist final do disco, assim, nunca recebendo uma divulgação promocional. Mesmo sendo uma faixa eletrônica poderosa, Kerli considerou a faixa uma prévia do que viria no disco, afirmando que teria melhores opções para singles, mas não imaginou que o hit que o álbum não teve era mesmo a ignorada “Zero Gravity”.

im addicted07I’M ADDICTED / Madonna
Com o fracasso dos singles do álbum “MDNA”, “I’m Addicted” foi apenas mais uma faixa descaradamente descartada por Madonna. Baseada no electro house, a faixa era esperada para quarto single do disco, mas foi substituída por “Gang Bang”. Chegou a entrar na setlis da turnê de divulgação, mas nunca teve a chance de virar hit sendo um single, nem mesmo promocional, como foi o caso da inferior “Superstar”.

let there be love08LET THERE BE LOVE / Christina Aguilera
Christina Aguilera tem o maior acervo de faixas descartadas de todo cenário pop. Infelizmente depois de descartar o “Bionic” inteiro, o disco “Lotus” também teve seus desperdícios. A faixa “Let There Be Love”, que recebeu muitos elogios e alguns #1 em charts, nunca foi lançada como single. Produzida sobre sintetizadores modernos, a batida eletrizante e genérica da música ficou só mesmo como a sétima faixa do disco.

turning tables09TURNING TABLES / Adele
Originalmente lançada no álbum da década, “21”, “Turning Tables” é uma canção de Adele que segue o estilo dos hits anteriores “Rolling In The Deep” e “Someone Like You”. Trata-se de uma balada pop/soul, consistente em piano e guitarra e claro, performance serena de Adele! Foi enviada para rádios europeias em 2011, mas nunca foi anunciada como single oficial, deixando Adele sem mais um potencial hit mundial!

Migrate10 MIGRATE / Maria Carey
“Migrate” foi inicialmente planejada para lead single do disco “E=MC²”, mas a prioridade da gravadora era lançar “Touch My Body”. A faixa hip-hop/urban recebeu divulgação e até entrou nas paradas da Billboard, mostrando capacidade de ser single – e hit, mas com a má escolha de singles e consequentemente o fracasso da divulgação do album, Mariah optou por encerrar as atividades, deixando “Migrate” e seus planos somente nos sonhos de seus fãs.

hypinotico11HYPNOTICO / Jennifer Lopez
Escrita por Lady GaGa, produzida por RedOne, interpretada por Jennifer Lopez, “Hypnotico” tinha tudo para ser um single de sucesso pelo mundo, mas J.Lo optou por outras opções dentro do disco “LOVE?”. Batida up-time poderosa, a música fica pário com “On The Floor”, mas infelizmente Jennifer nunca se interessou em lança-la. Quem sabe se tivesse sido de Lady GaGa poderia ter sido a sucessora do mega hit “Poker Face”?!

stuck12STUCK / Lindsay Lohan
Muitos não sabem que Lindsay Lohan ja foi uma cantora de sucessos (lê-se “Confessions Of A Broken Heart”, “Over”, “First”, “Rumors” e “Bossy”). Em 2010, era esperado o lançamento de “Stuck”, produção de Ne-yo e Stargate, mas a potente faixa nunca foi lançada, muito menos divulgada oficialmente por Lindsay! Um grande sucesso garantido desperdiçado.

radio13RADIO / Lana Del Rey
Possível hit mundial, “Radio”, poderia ter sido mais um sucesso indie pop à marcar o ano de 2012. A faixa tem um som atraente, melancólico, nostálgico, vocais fatais e provocantes de Lana, contudo, nunca entrou no roteiro de divulgação da gravadora, que decidiu investir nas faixas chaves do disco – “Born To Die”, “Video Games”, “Blue Jeans”, “Dark Paradise” e “Summertime Sadness” – para singles mundiais.

masquerade14MASQUERADE / Ashley Tisdale
“Masquerade”, queridinha do álbum “Guilty Pleasure”, foi cancelada como single para dar espaço para a mais radiofônica faixa bônus “Crank It Up”. Refrão pegajoso, pop rock de qualidade com elementos sintetizados e produção, “Masquerade” tem a pegada alternativa que dominou os charts em 2009. Ashley Tisdale deixou uma grande chance de bombar para trás, ja que nunca trabalhou a música.

big fat bass15BIG FAT BASS / Britney Spears feat. will.i.am
Britney caprichou na ousadia na produção de “Big Fat Bass” – destaque no álbum “Femme Fatale”. A faixa tem características de clubes noturnos – sintetizantes, efeitos e autotune; participação de will.i.am e embora tenha sido divulgada na turnê mundial de Britney, jamais foi anunciada como single oficial do disco.

16 – DANCE FOR YOU / Beyoncé
17 – HUMMINGBIRD HEARTBEAT / Katy Perry
18 – FIX A HEART / Demi Lovato
19 – HONESTLY / Kelly Clarkson
20 – LIBERTY WALK / Miley Cyrus

21 – DUB ON THE TRACK / Cher Lloyd
22 – I’M DAT CHICK / Kelly Rowland
23 – GLAM / Christina Aguilera
24 – RECUE MISSION / Wanessa
25 – UNLOVE ME / Leona Lewis
26 – ROCK ME / One Direction
27 – PEACOCK / Katy Perry
28 – MY DILEMMA / Selena Gomez
29 – FORGOT THE LAUGH / Bridgit Mendler
30 – WHAT IF / Ashley Tisdale

31 – DON’T YOU REMEMBER / Adele
32 – ALIVE / Black Eyed Peas
33 – NACKED LOVE / Adam Lambert
34 – CLOSER / Kylie Minogue
35 – MARILYN MONROE / Nicki Minaj
36 – PUT IN A LOVE SONG / Beyoncé feat. Alicia Keys
37 – ROCKET / The Wanted
38 – FOOL IN LOVE / Rihanna
39 – LONG TIME / Shakira
40 – INSIDE OUT / Britney Spears

41 – STACHE / Lady Gaga feat. Zeed
42 – PICK U UP / Adam Lambert
43 – LOVE THE WAY YOU LIE (PART II) / Rihanna feat. Eminem
44 – WARRIOR / Kesha
45 – GIRL IN THE MIRROR / Cheryl Cole
46 – FEARLESS / Keri Hilson
47 – WAIT TIL YOU SEE MY SMILE / Alicia Keys
48 – IF I CAN’T HAVE YOU / Kelly Clarkson
49 – CINDERELLA’S EYES / Nicola Roberts
50 – BETCHA GON’ KNOW (THE PROLOGUE) / Mariah Carey

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: